Artigo Linkedin
Em um ambiente de concorrência você precisa se diferenciar e inovar para o mercado. Você precisa despertar no seu atual e futuro cliente razões honestas para que ele veja, entenda e compre o que está disposto a entregar. Por que você paga mais caro em uma garrafa de água marca X a outra Y? É só água (H2O). Tem na torneira bem mais barato!
A resposta é simples, porque você prefere determinada marca. E você prefere porque foram lhe dadas razões para isso. Na decisão de compra esta razão em geral é “informada”, e não “constatada”. Isto é, você foi informado que a marca X é melhor pra você porque, diferente das outras, ela oferece benefícios que justificam sua escolha. Ela passou a ter valor pra você, o preço não é mais o único ponto. E olha que falamos de água. Uma commoditie que cai do céu!
E como você acha um caminho para inovar e começar ter seu diferencial? Muitas empresas recorrem ao seu time. Este é um caminho viável quando você tem uma boa equipe de vendas. Mas se você presta serviços profissionais, tem mercado saturado ou muito regulado pelo governo é mais complexo (Caso de empresa de Contabilidade). Ou mesmo se sua equipe for muito técnica, você nem sempre conseguirá que ela lhe dê uma visão estratégica. O perfil técnico, em geral, é de pessoas que se afastam do cliente. Quando você está em um ambiente onde não ouve nada além das próprias vozes, acaba se acomodando e se deformando para atender apenas as próprias conveniências, não do mercado.